QUAL É O PAPEL DA ÉTICA NA ÉTICA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.15 n. 39 (2023) • Revista Kínesis

Autor: Monica Franco

Resumo:

O estudo filosófico da ética sobre as interações entre os seres humanos e as tecnologias que empregam a Inteligência Artificial se tornou um tópico popular e importante como nunca antes. O estudo dos problemas que concernem essas interações justifica-se por conta das transformações tecnológicas pelas quais as sociedades humanas têm passado, e que ainda podem acarretar profundas mudanças legais, políticas e sociais. O artigo tem como objetivo principal identificar o papel da ética, enquanto disciplina filosófica, com relação ao recente e promissor domínio de investigação sobre a ética da Inteligência Artificial. Após apresentar a posição do filósofo Peter Railton na ética aplicada à Inteligência Artificial, o artigo reconstitui as suas explicações na ética normativa e na metaética. Ao ilustrar as conexões entre a ética aplicada à Inteligência Artificial e a teoria moral, o artigo argumenta que o papel da ética na ética da Inteligência Artificial pode ser explicitado com o auxílio da engenharia conceitual. Essa abordagem mostra que conceitos como ‘agente’ e ‘interesse’, que são cruciais para a ética, como pode ser visto nas explicações de Railton, não devem ser pensados exclusivamente pela ética, ou mesmo somente pela filosofia, mas necessitam ser informados pelas ciências naturais e humanas. O artigo enfatiza a necessidade de realizar a tarefa filosófica de pensar a ética para além da ética, em um contexto interdisciplinar capaz de lidar com os complexos problemas práticos que impactam as sociedades humanas.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n39.p276-299

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/14727

Palavras-Chave: Ética da Inteligência Artificial, Teoria Moral, Engenharia Conceitual

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions