Sociedade do consumo e o fenômeno da inovação estética das mercadorias: algumas considerações teórico-críticas

LibertAção - Volume 1 N 1 2020 • Revista LibertAção

Autor: Isabella Fernanda Ferreira

Resumo:

Sociedade do consumo e o fenômeno da inovação estética das mercadorias: algumas considerações teórico-críticas” apresenta fragmentos do que foi abordado em uma conferência realizada pela autora no Congresso Nacional de Filosofia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Nesse ensaio abordamos os seguintes aspectos sociofilosóficos da teoria crítica da sociedade: sua proposta de pesquisa junto ao Instituto de Pesquisa Social, a crítica realizada pelo grupo de intelectuais da Escola de Frankfurt ao que eles nomearam de teoria tradicional com reflexões sobre a sociedade do consumo e o fenômeno da inovação estética das mercadorias presentes no que esses intelectuais denominaram de capitalismo tardio.

Abstract:

Consumer Society and the phenomenon of merchandise aesthetics innovation: some by critical theory considerations presents some fragments of what was discussed by the author in a conference in the Philosophy National Congress at Paraiba State University (UEPB). This essay addresses the following sociophilosophic aspects which come from the Society Critical Theory: its research proposal alongside the Social Research Institute, the criticism made by the Frankfurt School intellectuals to what is called traditional theory with reflections about the consumer society and, the phenomenon of the merchandise aesthetic innovation present on what these intellectuals named late capitalism.

ISSN: 2675-5696

Texto Completo: http://revista.uepb.edu.br/index.php/ENFIMAFA/article/view/5223

Palavras-Chave: Escola de Frankfurt. Inovação Estética das Mercadorias. Semiformação. Indústria cultural. Pensamento Unidimensional.