Darwin e a Teoria da Origem da Cultura de René Girard
2010, Tomo 66, Fasc. 3 • Revista Portuguesa de Filosofia
Autor: LÍDIA FIGUEIREDO
Resumo:
René Girard afirma que a sua teoria sobre a origem da origem cultura é um longo argumento, em palavras de Charles Darwin, com quem o autor francês encontra uma afinidade notável: tanto Darwin como ele próprio, diz Girard, concebem o sacrifício como o fundamento da ordem natural e da cultura humana. Foi dito que, como o evolucionismo darwiniano, a teoria mimética de Girard “propõe uma dinâmica, mostra uma evolução e tenta apresentar uma explicação universal” (Michel Serres). O propósito desta comunicação é examinar a tese da analogia de ambas as teorias à luz de uma dupla interrogação: A teoria da origem da cultura de René Girard pode ser considerada um desenvolvimento possível do evolucionismo de Darwin? Ou, pelo contrário, a afinidade entre as duas doutrinas consiste meramente na inclusão de fenómenos de violência e de sacrifício no processo etológico e antropológico de hominização e evolução cultural? Defendo que a teoria mimética de Girard segue a via científica da doutrina evolucionista de Darwin e que a presença em ambas da violência e do sacrifício não é meramente circunstancial.
Abstract:
René Girard has stated that his theory of the origin of culture is one long argument, in words borrowed from Charles Darwin, with whom the French author finds a remarkable affinity: both Darwin and himself, says Girard, conceive of sacrifice as being the foundation of natural order and of human culture. It has been said that, like Darwin’s, Girard’s mimetic theory “proposes a dynamic, shows an evolution and intends to give a universal explanation” (Michel Serres). The purpose of this paper is to examine the thesis of the analogy of both theories in the light of a main double question: Is Girard’s theory of the origin of culture a possible development of Darwin’s evolutionism? or, on the contrary: Does the affinity between both doctrines consist merely of the inclusion of violence and sacrifice in the ethological and anthropological process conducing to hominization and cultural development? I argue that Girard’s mimetic theory follows the scientific path of Darwin’s doctrine of evolution and that the presence in both works of violence and sacrifice is not merely circumstantial.
Texto Completo: https://www.publicacoesfacfil.pt/category.php?id_category=33
Palavras-Chave: Bode expiatório,Charles Darwin, evolução das
Revista Portuguesa de Filosofia
A Revista Portuguesa de Filosofia (RPF) foi fundada em 1945 por Domingos Maurício, SJ; Cassiano Abranches, SJ; Severiano Tavares, SJ e Diamantino Martins, SJ. É uma publicação trimestral da Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia.
A RPF, sendo de inspiração cristã, tem por missão a publicação de artigos inéditos de reconhecido mérito, aceitando textos de qualquer horizonte de pensamento, em qualquer área de filosofia, escritos nas principais línguas europeias (português, inglês, francês, alemão, espanhol e italiano). Todos os artigos são revistos inter pares (peers review), mediante o sistema de avaliação anónima (double-blind).
Os artigos publicados na RPF são indexados e referenciados pelas seguintes bases de dados e repertórios bibliográficos: The Philosophers's Index (Ohio, USA); International Philosophical Bibliography / Répertoire Bibliographique de la Philosophie (Louvain, Bélgica); Francis-Bulletin Signalétique (CNRS, INIST - França); Ulrich's International Periodicals Directory (New York, USA); Internationale Bibliographie Geistes und Sozialwissenschaftlicher Zeitschriftenliteratur (IBZ - Alemanha); Dialnet (Logroño, Espanha); JSTOR (Michigan, EUA).