Aporias e Tensões na Compreensão Filosófica da Obra de Arte

2011, Tomo 67, Fasc. 3. • Revista Portuguesa de Filosofia

Autor: MICHEL RENAUD

Resumo:

No encadeamento de oito temas analisam-se tensões e aporias (no sentido mais platónico que aristotélico) inerentes à compreensão filosófica da obra de arte. 1. Quem compreende melhor a essência da arte, o filósofo ou o artista? Noutros termos, qual o papel da razão na compreensão da arte? 2. A arte permanece na procura do belo ou rege-se hoje apenas pela busca de expressão do artista? 3. Mas então será o artista um ser de exceção? 4. Por sua vez, esta questão leva à distinção entre a forma e o conteúdo da obra de arte. 5. O “conteúdo” da obra remete para o problema da “finalidade” da obra. 6 Na linha da finalidade surge a função central da arte, isto é, a fruição pela “trans-figuração” do mundo. Na esteira desta função abrem-se três problemas, brevemente evocados: (6.) a dimensão social e política da arte; (7.) os êxitos fáceis e os fracassos da arte, assim como (8.) o eventual esgotamento da arte na atitude estética.

Abstract:

In lacing together eight themes, the article analyzes tensions and aporias (more in the Platonic sense than the Aristotelian) inherent in the philosophical understanding of a work of art. 1. Who best understands the essence of art, the philosopher or the artist? Otherwise said, what is the role of reason in the understanding of art? 2. Does art reside in the search of the beautiful, or does it orient itself today by the artist’s expression? 3. What makes an artist an exceptional human being? 4. This leads us to the distinction between form and content in a work of art. 5. The “content” of a work refers to its finality. 6. In the line of finality, the central function of art appears, i.e., the fruition through the “trans-figuration” of the world. In the wake of this function, three problems are briefly presented: (6.) the social and political dimension of art; (7.) the easy successes and failures of art, as well as (8.) the eventual emptying of art in aesthetic attitude.

Texto Completo: https://www.publicacoesfacfil.pt/product.php?id_product=153

Palavras-Chave: artista,atitude estética, beleza,dimensão soc

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