FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ENCONTROS NA REFLEXÃO SOBRE O AMBIENTE
2012, Volume 68, Fasc. 1-2 • Revista Portuguesa de Filosofia
Autor: Antonio Teixeira de Barros
Resumo:
Este ensaio discute o potencial do pensamento ambiental para promover encontros e aproximações entre as Ciências Humanas e a Filosofia sob o prisma da educação ambiental. Para tanto, recorre à dimensão filosófica das ideias de Edgar Morin e Max Weber e aos conceitos de pensamento complexo e racionalização, respectivamente. As ideias desses autores convergem para explicar o pensamento ambiental como portador de uma racionalidade cultural e como epistemologia complexa, com uma lógica de integração de saberes decorrentes do seu potencial articulador e integrador como movimento planetário que suplanta as diferenças de etnia, género e status social. Do ponto de vista educativo, o pressuposto é o de que a educação ambiental é tributária de um ideário filosófico e político gestado pelos movimentos que defendiam a transformação do pensamento social, da ordem cultural e do sistema político das sociedades contemporâneas.
Abstract:
This paper discusses the potential environmental thought and approaches to promote meetings between the Human Sciences and Philosophy, through the prism of Environmental Education. It is based on the size of the philosophical ideas of Edgar Morin and Max Weber and the concepts of complex thought and rationalization, respectively. The ideas of these authors converge to explain the environmental thought as having a communicative rationality and epistemology as complex ideas, with a logic of integration of knowledge, arising from its potential as articulating and integrating planetary motion that overrides the differences of ethnicity, gender and social status. From the educational point of view, the argument that guides the discussion is that environmental education depends on a philosophical and political ideas gestated by the movements that advocated the transformation of social thought, the cultural and the political system of modern societies.
ISSN: 0870-5283; 2183-461X
DOI: http://doi.org/10.17990/RPF/2012_68_1_0223
Texto Completo: https://www.publicacoesfacfil.pt/product.php?id_product=174
Palavras-Chave: Ciências Humanas,Complexidade,Educação ambien
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