Mocking Ritual in Patrice Leconte’s Ridicule: From 18th-Century Philosophy to Modern Cinema

2013, V.69, N.3-4 • Revista Portuguesa de Filosofia

Autor: REGINALD MCGINNIS

Resumo:

Começando com a representação do ridículo no filme Ridicule de Patrice Leconte, este artigo considera os antecedentes históricos do filme, presentes na literatura e filosofia francesa, bem como a sua ressonância para o cinema moderno. Um padrão presente nos escritos dos autores do século XVIII, no qual o sarcasmo é modelado no rito e na filosofia, revelará uma paradoxal renovação de práticas antiquadas, baseadas no escárnio como crítica do ritual. E, enquanto que a conclusão do filme de Leconte sugere o desaparecimento do escárnio ritualizado, associado à corte de Luís XVI, durante a Revolução Francesa, os filmes The Dinner Game de Francis Veber e Mean Girls de Mark Waters reflectem a persistência de formas similares de sarcasmo na sociedade contemporânea.

Abstract:

Beginning with Patrice Leconte’s depiction of mockery in Ridicule, this article considers the film’s historical antecedents in French philosophy and literature as well as its resonance in modern cinema. A pattern outlined in the writings of 18th-century authors in which mockery is modeled on ritual and philosophy relies on mockery in the critique of ritual reveals a paradoxical renewal of outmoded practices. And, whereas the conclusion to Leconte’s film suggests that ritualized mockery associated with the court of Louis XVI disappeared during the French Revolution, Francis Veber’s The Dinner Game and Mark Waters’ Mean Girls reflect a persistence of similar forms of mockery in contemporary society.

Texto Completo: http://rpf.pt/images/sobipro/entriesabstract/2013/3/2013_69_3_685.pdf

Palavras-Chave: Diderot,sarcasmo,iniciação,Laclos,Leconte,rit

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