A Arte ao Sabor da Moda? Elementos de Crítica da Moda na Perspetiva de Mikel Dufrenne

2014, V.70, N.2-3 • Revista Portuguesa de Filosofia

Autor: Carlos Bizarro Morais

Resumo:

 A moda e a arte partilham espaços e circuitos, permutam papéis e representações. A moda penetra nos museus e nas galerias de arte; por sua vez os artistas influenciam a moda, participam em desfiles e publicações que lhe são dedicadas. Tanta cumplicidade pode levar a pensar que se esvaíram fronteiras, que a moda se realiza, sem mais, como forma de arte, e que a arte está hoje moldada pela lógica da moda. Se esta relação escaldante 1 dissipa o sentido das diferenças, entendemos que é tarefa da estética arrefecê-la, sujeitando à análise crítica a ambiguidade gerada pelo sistema socio-estético-cultural. Em diálogo com Mikel Dufrenne, mostraremos que, à luz de um conceito de arte ligado ao fenómeno da sua vivência, arte e moda se assumem como realidades diferenciáveis e dificilmente convertíveis, ainda que aproximáveis. 

Abstract:

Fashion and art share spaces and circuits, exchange roles and representations. On the one hand, fashion enters museums and art galleries; on the other hand, artists influence fashion, participate in fashion shows and in publications dedicated to it. So much complicity can lead one to think that borders are dim, that fashion materializes itself merely as an art form and that art is currently shaped by fashion’s logic. If this sizzling relationship dissipates the sense of differences, then, we argue that it is aesthetics’ task to cool it, by submitting to a critical analysis the ambiguity generated by the socio-aesthetic-cultural system. In dialogue with Mikel Dufrenne, we will demonstrate that, according to an art concept associated with the phenomenon of its experience, fashion and art are differentiable and hardly convertible, though approachable realities.

ISSN: 0870-5283; 2183-461X

DOI: http://doi.org/10.17990/RPF/2014_70_2_0603

Texto Completo: https://www.publicacoesfacfil.pt/product.php?id_product=587

Palavras-Chave: Arte,experiência,Mikel Dufrenne,moda,sistema,

Revista Portuguesa de Filosofia

A Revista Portuguesa de Filosofia (RPF) foi fundada em 1945 por Domingos Maurício, SJ; Cassiano Abranches, SJ; Severiano Tavares, SJ e Diamantino Martins, SJ. É uma publicação trimestral da Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia.

A RPF, sendo de inspiração cristã, tem por missão a publicação de artigos inéditos de reconhecido mérito, aceitando textos de qualquer horizonte de pensamento, em qualquer área de filosofia, escritos nas principais línguas europeias (português, inglês, francês, alemão, espanhol e italiano). Todos os artigos são revistos inter pares (peers review), mediante o sistema de avaliação anónima (double-blind).

Os artigos publicados na RPF são indexados e referenciados pelas seguintes bases de dados e repertórios bibliográficos: The Philosophers's Index (Ohio, USA); International Philosophical Bibliography / Répertoire Bibliographique de la Philosophie (Louvain, Bélgica); Francis-Bulletin Signalétique (CNRS, INIST - França); Ulrich's International Periodicals Directory (New York, USA); Internationale Bibliographie Geistes und Sozialwissenschaftlicher Zeitschriftenliteratur (IBZ - Alemanha); Dialnet (Logroño, Espanha); JSTOR (Michigan, EUA).