A ‘Reditio Completa’ e a Metafísica da Dignidade pessoal em Tomás de Aquino

2015, V. 71, N.2-3 • Revista Portuguesa de Filosofia

Autor: Sergio Salles

Resumo:

Apoiado no princípio metafísico agere sequitur esse, Tomás de Aquino confia no gradativo conhecimento da dignidade que cada pessoa humana pode alcançar nesta vida sobre o seu próprio ser (ipsum esse). Que a pessoa humana seja capaz de conhecer e amar a si mesma e a outrem como a si mesma é sinal de sua própria dignidade. Esse sinal supõe o conhecimento da dignidade da pessoa à luz das suas próprias capacidades, dentre as quais se destaca a reditio sive conversio completa. Assumir-se-á como hipótese da presente análise da antropologia tomista que a reditio ad seipsum, ou ainda, a conversio completa é uma capacidade própria das pessoas enquanto tais, reveladora da dignidade dinâmica e constitutiva dos seres humanos. 

Abstract:

Supported by the metaphysical principle agere sequitur esse, Aquinas trusts on the gradual knowledge of the dignity that each human person can achieve in his life about her own being (ipsum esse). That the human person is capable to know and to love herself and others as herself is a sign of her own dignity. That sign supposes the knowledge of the dignity of the person in the light of their own capabilities, among which stands out the reditio sive conversio completa. It will be assumed as hypothesis of the present analysis of thomistic anthropology that the reditio ad seipsum, or even the conversio complete is an own capacity of people as such, revealing the dynamic and constitutive dignity of human beings. 

ISSN: 0870-5283; 2183-461X

DOI: http://doi.org/10.17990/RPF/2015_71_2_0567

Texto Completo: https://www.publicacoesfacfil.pt/product.php?id_product=775

Palavras-Chave: reditio completa,antropologia,dignidade,Metaf

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