Um estudo sobre a Sociologia da Música, de Theodor W. Adorno, e sua atualização na cultura-mundo hipermoderna

v. 3 n. 6 (2018) • Revista Primordium

Autor: Claudia Castro de Andrade

Resumo:

A obra “Sociologia da Música” descreve o aspecto musical como algo intrínseco ao sociológico e, considerando-se a música como um fenômeno social, torna-se evidente e necessária investigação do curso de seu desenvolvimento. Mais que a música propriamente dita, Theodor Adorno se dedica a uma teoria do ouvinte, à recepção musical e aos elementos psicológicos envolvidos. Segundo Adorno, a recepção da música por parte do ouvinte revela modos passivos de comportamento, mas a regressão da audição representa a regressão de pessoas conscientemente neutralizadas que não conseguem pensar de um modo que não seja coletivamente partilhado, cujas convenções estéticas inibem a formação de uma consciência autônoma. Tenciona-se, portanto, relacionar o pensamento de Adorno com os valores da hipermodernidade e da cultura-mundo, de Lipovetsky, fundamentadas na moral do consumo, da individuação, desumanização e reificação da consciência, cuja dialética entre o universal e o particular tende à igualitarização dos modos de vida e conduta.

Abstract:

The book “Sociology of Music” describes the musical aspect as intrinsic to the sociological and, considering music as a social phenomenon, it becomes evident and necessary investigation of the course of its development. More than music itself, Theodor Adorno is devoted to a listener theory, musical reception, and the psychological elements involved. According to Adorno, the listener's reception of music reveals passive modes of behavior, but the regression of hearing represents the regression of consciously neutralized people who cannot think in a way that is not collectively shared, whose aesthetic conventions inhibit the formation of a person. autonomous consciousness. It is intended, therefore, to relate Adorno's thought with Lipovetsky's values ??of hypermodernity and world-culture, based on the moral of consumption, individuation, dehumanization and reification of consciousness, whose dialectic between the universal and the particular tends to equalization of ways of life and conduct.
Keywords: Aesthetics; Sociology of music; Hypermodernity.

ISSN: 2526-2106

DOI: https://doi.org/10.14393/REPRIM-v3n6a2018-45458

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/45458

Revista Primordium

ISSN: 2526-2106 Ano de fundação: 2016 Periodicidade Semestral Qualis Capes: B3

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