O Max Weber de Leo Strauss

v.8 n.15 jan./jun. 2023 • Revista Primordium

Autor: Cássio Corrêa Benjamin, Rodrigo César Floriano

Resumo:

Max Weber é um autor central para Leo Strauss. Importa a Strauss compreender o sentido da ciência social elaborada por Weber, já que tal ciência social rejeitaria o direito natural. Essa rejeição é baseada no historicismo e na distinção entre fatos e valores. Isso levaria ao niilismo como consequência necessária da obra weberiana. Strauss percebe aqui uma tese fundamental: a luta permanente entre valores últimos. Strauss toma essa tese como uma posição filosófica, o que o leva a tratar Weber como um filósofo. Esse é o Max Weber de Leo Strauss. Iremos analisar as passagens dos textos de Strauss referentes a essa questão e mostrar como essa figura de um Weber filósofo, quando utilizada para o entendimento da ciência social weberiana, leva a uma distorção de seu pensamento.

Palavras-chave: Direito Natural; Historicismo; Niilismo; Fatos; Valores

Abstract:

The Max Weber of Leo Strauss

Max Weber is a central author for Leo Strauss. It is important for Strauss to understand the meaning of the social science elaborated by Weber, since such social science would reject natural law. This rejection is based on historicism and the distinction between facts and values. This would lead to nihilism as a necessary consequence of Weber's work. Strauss perceives here a fundamental thesis the permanent struggle between ultimate values. Strauss takes this thesis as a philosophical position, which leads him to treat Weber as a philosopher. This is the Max Weber of Leo Strauss. We will analyze the passages of Strauss' texts referring to this question and show how this figure of a philosopher Weber, when used for the understanding of Weberian social science, leads to a distortion of his thought.

Keywords: Natural Right; Historicism; Nihilism; Facts; Values

ISSN: 2526-2106

DOI: https://doi.org/10.14393/REPRIM-v8n15a2023-68966

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/68966

Palavras-Chave: Direito Natural, Historicismo, Niilismo, Fatos, Valores

Revista Primordium

ISSN: 2526-2106 Ano de fundação: 2016 Periodicidade Semestral Qualis Capes: B3

A Revista Primordium é um Periódico Eletrônico vinculado ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, que tem como propósito o
incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca de Filosofia e Estudos Clássicos (Grego e Latim), assumindo a tarefa de ser um instrumento de
divulgação do conhecimento científico produzido a partir de pesquisas discentes de programas de graduação e pós-graduação em Filosofia e Estudos Clássicos.

Recebimento de submissões aberto em fluxo contínuo!

** Acesse no N.3 do vol.2, a Entrevista com Prof. Adriano Correia Silva (UFG-GO), presidente da ANPOF (2017-2018).

http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/41192