DOS "ATLETAS DA TEMPERANÇA" AO "HERÓI VIRTUOSO", DO REI AO PASTOR: FOUCAULT E O QUE HÁ DE SINGULAR NO CRISTIANISMO

Síntese - Revista de Filosofia v.51, n.159 • Síntese - Revista de Filosofia

Autor: Ernani Chaves

Resumo:

O objetivo deste artigo é apresentar nas suas linhas mais gerais alguns aspectos da análise que Foucault fez do cristianismo, com a finalidade de apontar o que há neste de singular. Para isso, vamos centrar nossa atenção nos quatro livros publicados no interior do projeto de uma História da sexualidade, cujos três primeiros volumes foram publicados em 1976 e 1984, enquanto o último volume apenas em 2018. Esta análise, por sua vez, pressupõe a genealogia do sujeito de desejo, que podemos considerar como o último programa de pesquisa de Foucault. Para tal, se faz necessário retomar a comparação feita reiteradamente por Foucault entre a experiência grega dos aphrodisia, a experiência cristã da carne e a experiência moderna da sexualidade. Esse desvio nos facilitará compreender a singularidade do cristianismo ligada não à repressão da sexualidade, mas a uma nova forma de governamentalidade, a do poder pastoral, baseada no “governo das condutas”, no interior das quais o corpo e seus prazeres assume um lugar central.

Abstract:

The objective of this article is to present in its most general terms Foucault's analysis of Christianity, with the aim of pointing out what is unique about it. To do this, we will focus our attention on the four books published within the project of a History of sexuality, the first three volumes of which were published in 1976 and 1984, while the last volume only in 2018. This analysis, in turn, presupposes genealogy of the subject of desire, which we can consider as Foucault's last research program. To this end, it is necessary to return to the comparison made repeatedly by Foucault between the Greek experience of aphrodisia, the Christian experience of the flesh and the modern experience of sexuality. This deviation will make it easier for us to understand the singularity of Christianity linked not to the repression of sexuality, but to a new form of governmentality, that of pastoral power, based on the “government of conduct”, within which the body and its pleasures assume a central place.

ISSN: 2173-8379

DOI: 10.20911/21769389v51n159p129/2024

Texto Completo: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/5634/5235

Palavras-Chave: Aphrodisia. Carne. sexualidade. Governamentalidade. Poder Pastoral.