CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE ERRO EM HUMANO, DEMASIADO HUMANO: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE NIETZSCHE E SPIR
Síntese - Revista de Filosofia v.52, n.162 • Síntese - Revista de Filosofia
Autor: Arthur Brito Neves; Ricardo Bazilio Dalla Vecchia
Resumo:
O presente artigo explora a teoria do erro em Humano, demasiado humano, buscando determinar qual o critério alçado por Nietzsche para se afirmar que tal e tal representação da moral, da religião ou da estética é enganosa. O critério fornecido por Nietzsche passa inevitavelmente por uma concepção correspondencialista de verdade. No caso de Humano, o erro estará alojado na não adequação entre nossas representações e a “natureza” ou “mundo real” (MA/HH 11). A interlocução fundamental de Nietzsche na matéria é Spir, filósofo que será aqui considerado como fonte. Exploraremos a interlocução com Spir sob o prisma do conceito de representação (condicionado), do conceito de erro e do papel do incondicionado princípio de identidade tal como articulado em Pensamento e Realidade (1877). O artigo identifica a posição parasitária de Nietzsche em relação às teses de Spir, por um lado alimentando-se do poder lógico-argumentativo em relação às teses metafísicas, por outro, rejeitando o estatuto do conceito de incondicionado. De Spir, Nietzsche extrai a tese da incompatibilidade entre a estrutura lógico-representacional e a natureza, entendida como verdade heraclitiana.
Abstract:
The present article explores the theory of error in Human, All Too Human, seeking to determine the criterion Nietzsche employs to assert that a given representation of morality, religion, or aesthetics is deceptive. The criterion provided by Nietzsche inevitably involves a correspondence conception of truth. In the case of Human, All Too Human, error is rooted in the lack of alignment between our representations and “nature” or the “real world” (HA/MA 11). Nietzsche's primary interlocutor on this matter is Spir, a philosopher who will be considered here as a source. We will examine the dialogue with Spir through the lens of the concept of representation (conditioned), the concept of error, and the role of the unconditioned principle of identity as articulated in Thought and Reality (1877). The article identifies Nietzsche's parasitic position in relation to Spir's theses — on the one hand, taking advantage of Spir's logical-argumentative power regarding metaphysical claims, while on the other, rejecting the status of the unconditioned concept. From Spir, Nietzsche derives the thesis of the incompatibility between the logical-representational structure and nature, understood as Heraclitean truth.
ISSN: 0103-4332
DOI: 10.20911/21769389v52n162p.49/2025
Texto Completo: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/5784/5413
Palavras-Chave: Nietzsche. Spir. Teoria do erro.
