CESARE BORGIA E A RADICALIZAÇÃO DO RENASCIMENTO NO PROJETO DA TRANSVALORAÇÃO DOS VALORES MORAIS EM NIETZSCHE
Síntese - Revista de Filosofia v.52, n.162 • Síntese - Revista de Filosofia
Autor: José Nicolao Julião
Resumo:
Neste estudo, queremos mostrar como Nietzsche, na terceira fase do seu processo de desenvolvimento intelectual, se apropria do contexto que o Renascimento propicia ao fortalecimento das suas teses acerca da transvaloração dos valores morais e, também, acerca dos homens elevados ou tipos superiores. Deste modo, ele vê Cesare Borgia, com toda a sua animalidade expressa em violência (Gewalt) e crueldade (Grausamkeit), como o mais fidedigno exemplo da realização dessas proezas, ou seja, como a força superior necessária para a transvaloração dos valores cristãos (die Umwerthung der christlichen Werthe), que, segundo ele, ainda persistiam, mesmo que de forma tímida, nas obras dos grandes mestres renascentistas (Da Vinci, Michelangelo e Rafael). Nietzsche, mais uma vez, segue os passos de Burckhardt que, em seu Ensaio sobre o Renascimento italiano, fala sobre o "homem violento" (“Gewaltmensch”) do Renascimento, o que despertou em Nietzsche a ideia de um humanismo para além do bem e do mal da moralidade cristã.
Abstract:
In this study, we want to show how Nietzsche, in the third phase of his intellectual development process, appropriates the context that the Renaissance provides to strengthen his theses about the transvaluation of moral values ??and, also, about elevated men or superior types. In this way, he sees Cesare Borgia, with all his animality expressed in violence (Gewalt) and cruelty (Grausamkeit), as the most reliable example of the achievement of these feats, that is, as the superior force necessary for the transvaluation of Christian values ??(die Umwerthung der christlichen Werthe), which, according to him, still persisted, even if timidly, in the works of the great Renaissance masters (Da Vinci, Michelangelo and Raphael). Nietzsche, once again, follows the footsteps of Burckhardt who, in his Essay on the Italian Renaissance, presents the "violent man" (“Gewaltmensch”) of the Renaissance, and this figure awakens in Nietzsche the idea of ??a humanism beyond the good and evil of Christian morality.
ISSN: 0103-4332
DOI: 10.20911/21769389v52n162p.99/2025
Texto Completo: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/5808/5416
Palavras-Chave: Renascimento. Transvaloração. Violência. Crueldade
