O ANDARILHO COMO EXPRESSÃO DE UM PENSAMENTO EXTERIOR: PARA UMA GEOFILOSOFIA EM NIETZSCHE
Síntese - Revista de Filosofia v.52, n.162 • Síntese - Revista de Filosofia
Autor: Jelson Oliveira; Leonardo Pablo Origuela Santos
Resumo:
O presente artigo pretende analisar a hipótese de uma geofilosofia em Nietzsche a partir da figura do andarilho, compreendido como parte de uma estratégia de “pensamento exterior” que se efetiva como recusa do pensamento subjetivista e metafísico. Nietzsche desenvolve essa ideia especialmente em obras como Humano, Demasiado Humano e Assim Falou Zaratustra, onde o andarilho representa a liberdade de espírito, a pluralidade de perspectivas, a rejeição dos dogmas e a tarefa de criação de novos valores. Analisando algumas passagens desses textos, demonstraremos como a metáfora do andarilho simboliza um pensamento em constante movimento, que se nutre da paisagem, da impermanência e das experiências vividas nos diferentes territórios que formam as vivências do caminhante. Dessa forma, trata-se de demonstrar como a figura do andarilho se opõe ao sedentarismo do pensamento metafísico, fixado em verdades universais e inalteráveis. A geofilosofia (termo proposto por Deleuze e Guattari) enfatiza, assim, a conexão entre o pensamento e o ambiente exterior, contrapondo-se à interioridade da tradição racionalista da moral ocidental. Terminaremos por demonstrar como Zaratustra, o andarilho por excelência, encarna a coragem de criar e afirmar a vida em todas as suas contradições, movendo-se entre montanhas e mares, em busca de uma filosofia que dialogue com o mundo – que se faça em diálogo com a natureza e não em contraposição a ela, segundo o antropocentrismo vigente. Essa perspectiva culmina no grande meio-dia, símbolo da máxima clareza e liberdade do pensamento, que encontra suas primeiras formulações no aforismo final de Humano, Demasiado Humano, que servirá de fio condutor da presente reflexão.
Abstract:
This article aims to analyze the hypothesis of a geophilosophy in Nietzsche through the figure of the wanderer, understood as part of a "thought from the outside" strategy that materializes as a rejection of subjectivist and metaphysical thought. Nietzsche develops this idea particularly in works such as Human, All Too Human and Thus Spoke Zarathustra, where the wanderer represents freedom of spirit, plurality of perspectives, rejection of dogmas, and the task of creating new values. By analyzing selected passages from these texts, we demonstrate how the metaphor of the wanderer symbolizes a thought in constant motion, nourished by landscapes, impermanence, and the experiences lived across different territories shaping the wanderer's journey. In this sense, the figure of the wanderer opposes the sedentarism of metaphysical thought, which remains anchored in universal and immutable truths. Geophilosophy (a term proposed by Deleuze and Guattari) thus emphasizes the connection between thought and the external environment, standing in contrast to the inwardness of the rationalist tradition in Western morality. Finally, we demonstrate how Zarathustra, the wanderer par excellence, embodies the courage to create and affirm life in all its contradictions, navigating between mountains and seas in search of a philosophy that dialogues with the world—one that engages with nature rather than opposing it, as is typical of the prevailing anthropocentrism. This perspective culminates in the concept of the great noon, a symbol of the highest clarity and freedom of thought, whose initial formulations appear in the final aphorism of Human, All Too Human, serving as the guiding thread of this reflection.
ISSN: 0103-4332
DOI: 10.20911/21769389v52n162p.115/2025
Texto Completo: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/5853/5417
Palavras-Chave: Nietzsche. Geofilosofia. Andarilho. Pensamento exterior. Espírito livre. Zaratustra.
