NIETZSCHE E O ENSINO DE FILOSOFIA: A MARGEM DE MANOBRA COMO POSSIBILIDADE PARA O FILOSOFAR EM SALA DE AULA

Síntese - Revista de Filosofia v.52, n.162 • Síntese - Revista de Filosofia

Autor: João Paulo Simões Vilas Bôas

Resumo:

Este artigo tem por objetivo estabelecer uma relação entre algumas características marcantes do estilo da escrita de Friedrich Nietzsche e o ensino de filosofia. Em primeiro lugar, realizamos uma exposição teórica sobre o estilo da escrita na obra filosófica de Nietzsche, na qual não apenas esclarecemos o que é o conceito de margem de manobra e de que forma ela é empregada por Nietzsche, mas também argumentamos que o uso de margens de manobra corresponde a uma intenção pedagógica deliberada deste filósofo para com os seus leitores. Em seguida, explicitamos as principais características do que é um ensino filosófico de filosofia a partir das ideias de Silvio Gallo e Alejandro Cerletti para então mostrar de que forma os textos filosóficos de Nietzsche podem contribuir para este objetivo.

Abstract:

This paper aims to establish a relationship between some distinguishing features of Friedrich Nietzsche's writing style and the teaching of philosophy. First, we undertake a theoretical exposition about the writing style in Nietzsche's philosophical work, in which we not only clarify what is the concept of margin for maneuver and how it is used by Nietzsche, but also argue that the use of margins for maneuver corresponds to a deliberate pedagogical intention of this philosopher towards his readers. Then, we make explicit the main characteristics of what is a philosophical teaching of philosophy based on the ideas of Silvio Gallo and Alejandro Cerletti in order to show then in what way Nietzsche's philosophical texts can contribute to this objective.

ISSN: 0103-4332

DOI: 10.20911/21769389v52n162p.135/2025

Texto Completo: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/5785/5418

Palavras-Chave: Nietzsche. Margem de manobra. Ensino de Filosofia. Silvio Gallo. Alejandro Cerletti.