O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács

vol. 29, n. 1 (2006) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Arlenice Almeida da Silva

Resumo:

O presente artigo investiga como A teoria do romance (1916) de G.Lukács, um texto fragmentado e de ocasião, tornou-se um clássico da reflexão sobre a modernidade. Para Lukács, o romance é a forma artística que corresponde à fratura entre o sujeito e o mundo, vivida pelo homem contemporâneo. Utilizando o conceito de “símbolo esvaziado” este texto apreende em que medida o autor ao rever as classificações anteriores sobre o gênero romance, perpetua a tradição romântica ou rompe com ela, elaborando conceitos originais para a compreensão da modernidade na literatura.

ISSN: ISSN: 0101-3173

Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/905/810

Palavras-Chave: Lukács, romance, modernidade,

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