Opinião pública e tecnologia: os impactos do Big Data nos estudos de opinião pública sob o olhar do pragmatismo

v. 44 n. 4 (2021) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Vinícius Romanini, Pedro Caldas

Resumo:

Neste artigo, investiga-se como o estudo da opinião pública é influenciado pelas pesquisas de opinião pública, na medida em que estas funcionam como meios para inquirição da realidade. Com o crescente movimento de datificação do mundo, transformações científicas e tecnológicas emergem e impactam o campo de estudos da opinião pública. Têm-se hoje, de um lado, as pesquisas de opinião tradicionais e, do outro lado, as pesquisas possibilitadas pelo advento do Big Data. Para além de um apanhado de protocolos metodológicos, cada um dos modelos abarca em si um significado de “opinião pública’’, remontando ao velho embate epistemológico entre teoria e metodologia presente nesse campo de estudo. Descrevem-se as principais diferenças entre esses dois modelos, para, em seguida, sob o olhar do pragmatismo de Peirce enquanto teoria de significação, analisar a transição pela qual se está passando, nos dias de hoje.

Abstract:

In this article, we investigate how the study of public opinion is influenced by public opinion polls as they work as a means of inquiring reality. With the growing movement of datification in the world, scientific and technological transformations emerge and impact the field of public opinion studies. Today, on the one hand, we have traditional opinion polls and, on the other, the researchers made possible by the advent of Big Data. In addition to a collection of methodological protocols, each model encompasses a meaning of “public opinion”, going back to the old epistemological clash between theory and methodology present in this field of study. We will describe the main differences between these two models and then, under the perspective of Peirce’s pragmatism as a theory of meaning, to analyze the transition we are going through today.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n4.30.p375

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/trans/a/T6gjffmbWfThXGDrspZRnZb/?lang=pt

Palavras-Chave: Pesquisa de opinião pública; Big Data; Significado; Pragmatismo

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