Meaning and fate of critique in the Ontological Turn

v. 45 n. 01 (2022) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Daniel Pucciarelli

Resumo:

O objetivo do artigo é escrutinar o sentido geral e o destino da categoria de crítica, no interior do pensamento ontológico contemporâneo, particularmente no quadro da assim chamada “virada ontológica” ou “giro especulativo”. Considerando que essas vertentes de pensamento pretendem reabilitar a ontologia em um ambiente filosófico não dogmático, pergunta-se: em que se converte a crítica, em seu interior? Para tal, o artigo aborda primeiramente a questão de saber o que poderia dar consistência ao conceito de uma tal virada ontológica ora em curso, para então apresentar a relação tensa que vigora desde Kant entre crítica e ontologia. Por fim, investiga-se, a partir sobretudo da obra de Quentin Meillassoux, a possibilidade de se fundar uma ontologia que se queira simultaneamente não dogmática e imune à neutralização da ontologia efetivada pela crítica.

Abstract:

The paper explores the meaning and fate of the category of critique within the so-called “ontological” or “speculative turn”. First, the article addresses the question of knowing what could give consistency to the very concept of a contemporary ontological turn, in order to present, in a second moment, the tension that, since Kant, constitutes the relationship between critique and ontology. Finally, the paper explores - particularly in the work of Quentin Meillassoux - the possibility of a new ontology that claims to be both non-dogmatic and immune to the neutralization of ontology carried out by critique.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45n1.p95

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/trans/a/BvmLQGBjS64yCW885PXPqfj/?lang=en

Palavras-Chave: Crítica; Ontologia; Correlacionismo; Virada ontológica; Giro especulativo

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.