Insights da filosofia de educação de Zhu Xi para a educação moderna

v. 45 (2022): Edição Especial - • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Hanqiao Tang, Lei Shen

Resumo:

A filosofia educacional única de Zhu Xi, enquanto mestre do neoconfucionismo, desempenha um certo papel na promoção do desenvolvimento da educação e do ensino contemporâneos. Com base na situação de exigência de talentos na sociedade feudal, Zhu Xi tomou a ortodoxia confucionista como ponto de partida para fazer tentativas inovadoras em métodos educacionais e conteúdos de ensino. Ele acreditava que o conhecimento de objetos é uma maneira importante de adquirir conhecimento. Ao aprender com os recursos ideológicos da filosofia educacional chinesa e não chinesa antiga e moderna, integrando ideias filosóficas antigas com o método de ensino moderno, este artigo oferece algumas ideias inovadoras importantes para os modelos contemporâneos de educação.

Abstract:

As a master of Neo-Confucianism, Zhu Xi’s unique educational philosophy plays a certain role in promoting the development of contemporary education and teaching. BaseFuxing Rend on the situation of requiring talents in feudal society, Zhu Xi took Confucian orthodoxy as the starting point to make innovative attempts on educational methods and teaching content. He believed learning from things to know. By learning from the ideological resources of ancient and modern Chinese and non-Chinese educational philosophy, and integrating ancient philosophical ideas with modern teaching methods, this paper offers some important innovative ideas for contemporary models of education.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp2.p59

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/trans/a/mxPQ87FGLvVBgsFFQCrbDHw/?lang=en

Palavras-Chave: Zhu Xi; Filosofia Educacional; Educação Moderna; Iluminação

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.