Hábitos e racionalidade: um estudo filosófico-interdisciplinar sobre autonomia na era dos big data

v. 46, Especial Filosofia Autoral Brasileira • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Maria Eunice Gonzalez. Mariana C. Broens. José Artur Quilici-Gonzalez. Guiou Kobayashi.

Resumo:

Neste texto, discutimos o seguinte dilema: por um lado, o crescente impacto das Tecnologias de Comunicação e Informação nos hábitos cotidianos parece influenciar a dinâmica da opinião pública, reforçando crenças irracionais e criando a impressão de que a autonomia da opinião e das decisões das pessoas é apenas um mito. Por outro lado, as pessoas parecem agir racionalmente na maioria das vezes, nas circunstâncias normais da vida cotidiana, como se suas ações habituais resultassem de decisões relativamente autônomas. A hipótese que propomos para superar o dilema é de que as pessoas podem agir racionalmente na maioria das vezes, mas têm suas opiniões influenciadas por informações insuficientes ou distorcidas ou por hábitos e disposições emocionais previamente adquiridas. Essa hipótese, por sua vez, será examinada, a partir de uma perspectiva filosófico-interdisciplinar, considerando o papel das escolhas racionais na dinâmica de formação da opinião autônoma. Com diagramas ilustrativos, argumentamos que hipóteses da teoria dos Sistemas Complexos podem auxiliar a compreensão do possível papel de disposições emocionais no processo de formação de opiniões

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2023.v46esp1.p367

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13674/14937

Palavras-Chave: Autonomia. Big Data. Emoções. Hábitos. Tecnologias de informação e comunicação. Sistemas complexos qualitativos

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