Construção narrativa histórica da estética do produto: expressão cultural artística da forma à emoção

vol. 48, n. 3 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Song Qiao; Yuhong Zhang

Resumo:

Este artigo toma a estética do produto, como objeto de pesquisa, e utiliza uma combinação de teoria e análise de caso para estudar a construção narrativa histórica da estética do produto. Ele concentra-se em explorar os mecanismos da estética do produto, a partir das perspectivas da forma e emoção, a fim de revelar como a expressão estética transmite emoções através de formas de design e explorar, ainda mais, seu impacto no design de produto moderno. O ponto de vista central deste texto é que a estética do produto não é apenas o resultado da expressão visual, mas ela também forma experiências multidimensionais, por meio da construção da forma, da realização da função e da transmissão de emoções. No âmbito da filosofia e estética, a análise de exemplos de design clássico e moderno revela a importância significativa de integrar emoções e formas no desenvolvimento de produtos, em um ambiente de mercado em rápida mudança. Este artigo pode fornecer referências úteis para os designers aplicarem e inovarem na prática do design, além de ajudar a aprofundar sua compreensão da estética emocional do produto.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n3.e025026

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16700

Palavras-Chave: Narrativa histórica, Expressão artística, Estética, Produto, Estética formal, Estética emocional

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.