Entre o vazio e a realidade: o espaço branco na pintura chinesa e a filosofia da forma na arte ocidental

vol. 48, n. 3 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Liang Wang; Baoqing Wang

Resumo:

No campo da arte, o contraste entre realidade e virtualidade é uma técnica comum de expressão. Com o objetivo de explicar abertamente a essência da beleza e enriquecer o conceito estético da arte, este artigo compara e analisa os conceitos de “vazio” e “realidade”, na arte chinesa e ocidental, a partir das perspectivas da pintura chinesa e do espaço formal. filosofia da arte ocidental. Explora as diferentes compreensões e abordagens do espaço, do espaço em branco e na forma, em dois sistemas artísticos diferentes. A arte chinesa enfatiza a importância do vazio e da concepção artística, refletindo a ênfase na totalidade e no significado intrínseco. Já a arte ocidental expressa preocupação com a relação entre os indivíduos e o mundo externo, através da busca pela racionalidade e pelo realismo. Esta comparação revela a profunda influência de diferentes tradições estéticas no pensamento social e nas visões estéticas. Refletir e compreender a estética da realidade e da virtualidade, em diferentes contextos culturais, ajuda a enriquecer as experiências estéticas individuais e a promover o desenvolvimento social.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n3.e025010

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16396

Palavras-Chave: Estética, Vazio, Filosofia formal, Pinturas chinesas, Arte oriental, Arte ocidental

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