Francis Bacon, o pintor da diferença

vol. 48, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Larissa Rezino

Resumo:

Com base na argumentação teórica do livro Francis Bacon: lógica da sensação, o artigo explora a relação entre a pintura de Francis Bacon e a filosofia de Gilles Deleuze, tendo em vista que, para o pensador francês, Bacon desafia a representação tradicional, ao criar distorções corporais que ultrapassam a figuração convencional e provocam sensações que atingem diretamente o sistema nervoso do espectador. A proposta central da pesquisa consiste em destacar o conceito de “Figura” como o elemento da pintura figural que permite pensar o conceito de Diferença. Deleuze investiga as obras do pintor, a partir da sua base teórica, porém, não declara a diferença na pintura. Assim, o trabalho visa a criar uma argumentação favorável a Bacon como um pintor da diferença, por meio dos pontos já indicados por Deleuze, em diálogo com a obra Diferença e Repetição, do mesmo autor.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n4.e025058

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/17022

Palavras-Chave: Diferença, Figura, Filosofia, Pintura

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.