A construção de personagens femininas em videogames a partir de uma perspectiva feminista

vol. 48, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Meilin Cao

Resumo:

Com o desenvolvimento da sociedade e o progresso tecnológico, os videogames tornaram-se gradualmente um dos tipos de mídia importantes. Podem mesmo ser considerados como uma forma cultural, que tem um grande impacto na sociedade. Como um espaço virtual que reflete a sociedade real, a questão de gênero nos videogames tem recebido cada vez mais atenção da comunidade acadêmica. Este artigo usa uma perspectiva feminista, como ponto de partida, para analisar a construção de imagens de personagens femininas em produtos de videogame convencionais. Com base nisso, são discutidas certas questões, como o consumo de corpos femininos em videogames, a disciplina patriarcal dos corpos femininos sob a influência da cultura confucionista e a discriminação de gênero. Por fim, sintetiza o significado do despertar da consciência feminina para o desenvolvimento dos jogos e do pensamento social que ele desencadeia.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n5.e025060

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16897

Palavras-Chave: Feminismo, Olhar Masculino, Patriarcado, Videogames, Mídia Online, Estereótipos

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