A construção de personagens femininas em videogames a partir de uma perspectiva feminista
vol. 48, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Meilin Cao
Resumo:
Com o desenvolvimento da sociedade e o progresso tecnológico, os videogames tornaram-se gradualmente um dos tipos de mídia importantes. Podem mesmo ser considerados como uma forma cultural, que tem um grande impacto na sociedade. Como um espaço virtual que reflete a sociedade real, a questão de gênero nos videogames tem recebido cada vez mais atenção da comunidade acadêmica. Este artigo usa uma perspectiva feminista, como ponto de partida, para analisar a construção de imagens de personagens femininas em produtos de videogame convencionais. Com base nisso, são discutidas certas questões, como o consumo de corpos femininos em videogames, a disciplina patriarcal dos corpos femininos sob a influência da cultura confucionista e a discriminação de gênero. Por fim, sintetiza o significado do despertar da consciência feminina para o desenvolvimento dos jogos e do pensamento social que ele desencadeia.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n5.e025060
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16897
Palavras-Chave: Feminismo, Olhar Masculino, Patriarcado, Videogames, Mídia Online, Estereótipos

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.