Filosofia da luz: uma perspectiva alternativa sobre o ?aprendizado baseado em Qi? de Zhang Zai
vol. 48, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Tengfei Li
Resumo:
O “aprendizado baseado em qi” de Zhang Zai contém amplas discussões sobre o conceito de luminosidade (ming ?). Ao incorporar as principais percepções da tradução alemã de Zhengmeng (??), este artigo enfatiza o papel crucial da luz na compreensão do pensamento de Zhang Zai e visa interpretá-lo como uma filosofia da luz. Do ponto de vista epistemológico, Zhang Zai vincula o qi intimamente à luz, enquadrando sua filosofia como uma doutrina da manifestação. O brilho, nesse contexto, não se limita à visibilidade, mas também abrange o invisível xiang ?, que se manifesta por meio da luz do Shen ?. Zhang Zai conceitua metaforicamente o shen como uma unidade de dar e receber luz. Nessa estrutura, o ato gerador de shen é entendido como a estimulação produtiva (gan ?) que emerge da fundação indiferenciada. Este texto enfatiza o papel crucial da luz na compreensão do pensamento de Zhang Zai e almeja interpretá-lo como uma filosofia da luz. Do ponto de vista epistemológico, Zhang Zai vincula o qi intimamente à luz, enquadrando sua filosofia como uma doutrina da manifestação. O brilho, nesse contexto, não se limita à visibilidade, mas também abrange o invisível xiang ?, que se manifesta por meio da luz do shen ?. Zhang Zai conceitua metaforicamente o shen como uma unidade de dar e receber luz. Nessa estrutura, o ato generativo do shen é entendido como a estimulação produtiva (gan ?) que emerge da fundação indiferenciada. Em última análise, essa filosofia da luz aponta para o reino espiritual da “iluminação correta” (zhenming ??), a qual se refere à perspicácia penetrante dos sábios confucionistas que percebem plenamente o brilho.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n5.e025070
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/17155
Palavras-Chave: Zhang Zai, Brilho, Luz do shen, Reino espiritual da iluminação correta

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.