Pegadas filosóficas na evolução da arte: uma análise do florescimento das gravuras de Ano Novo em xilogravura de Yangliuqing durante a dinastia Ming

vol. 48, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Baicheng Qi; Minggang Liu

Resumo:

As ideias filosóficas da dinastia Ming influenciaram as mudanças sociais e estéticas, bem como as crenças populares retratadas nas pinturas de Ano Novo em blocos de madeira de Yangliuqing. O confucionismo e outras filosofias neoconfucionistas, que buscavam restaurar a ordem moral e a propriedade ritual, influenciaram fortemente os elementos artísticos da corte que foram adotados nessas gravuras. A School of Mind, que se concentrava mais nas emoções e na inspiração individual, trouxe uma abordagem mais livre e secular à arte, tornando a arte popular mais pessoal. O aprendizado prático promoveu a representação da vida cotidiana, o que, por sua vez, promoveu uma visão pragmática da arte. A unidade de conhecimento e ação (aprendizado do coração), a investigação das coisas para alcançar o conhecimento (neoconfucionismo) e a unidade do céu e da humanidade (taoismo) orientaram as escolhas temáticas, a aplicação de técnicas e as funções sociais dessas gravuras. Este artigo analisará como essas correntes filosóficas influenciaram diretamente o processo de transformação artística nas pinturas de Ano Novo em blocos de madeira de Yangliuqing e suas funções sociais.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n5.e025088

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/17202

Palavras-Chave: Pintura, Xilogravura, Estética, Crença popular, Pensamento filosófico

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