A dupla expressão de virtualidade e realidade na modelagem de personagens de teatro sob a perspectiva da filosofia taoista moderna: um estudo de caso da Red Lantern

vol. 48, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Na Li

Resumo:

Este artigo analisa a relação entre virtualidade e realidade na modelagem de personagens de teatro, com foco especial na ópera revolucionária Red Lantern, usando a filosofia taoista moderna como estrutura orientadora. O pensamento taoista, especialmente os princípios como Yin-Yang, Wu Wei e Ziran, enfatiza a harmonia, a dualidade e a interpenetração dos opostos, oferecendo uma lente através da qual o desenvolvimento do personagem pode ser entendido como um processo de equilíbrio e transformação. Por meio dessa lente, mostra-se que os personagens de Red Lantern transcendem os estereótipos tradicionais, combinando realismo histórico e abstração simbólica, para criar um profundo impacto ideológico e emocional. A tese deste estudo argumenta que a filosofia taoista influencia profundamente a construção dos personagens em Red Lantern, facilitando a integração do simbolismo virtual e da profundidade emocional real, de uma forma que envolve o público e fortalece a mensagem revolucionária da ópera. Essa pesquisa esclarece como o taoismo, geralmente visto como uma estrutura filosófica e espiritual, também molda as expressões artísticas, tornando essa ópera não apenas um veículo de transmissão ideológica, mas também uma rica fonte de reflexão cultural e filosófica.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n5.e025089

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/17177

Palavras-Chave: Filosofia Taoista, Virtual, Real, Lanterna vermelha, Drama

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