Palavras da Editora

vol. 36, n. 3 (2013) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Clélia Aparecida Martins

Resumo:

Este último fascículo de 2013 pode ser considerado como dedicado à filosofia contemporânea, uma vez que nele, exceto um artigo sobre a antiga – que analisa a narrativa de Platão sobre Gyges (República, 359d-360b) – e outro relativo à filosofia renascentista, posto que tematiza a noção de ens a partir do seu uso por Caetano, ao interpretar Tomás de Aquino, predominam textos da filosofia cotemporânea, seja constituindo um leque variado de abordagens nas filosofias de Husserl, Albert Camus, Saussure e Merleau-Ponty, Hannah Arendt, Jean-Paul Sartre, Peirce, seja analisando problemas da lógica deôntica pragmática ou tematizando a filosofia da mente. A esses artigos somam-se, um um texto de Georg Lohmann sobre a filosofia da história na teoria crítica da sociedade de Jürgen Habermas, a resposta deste ao texto de seu ex-aluno, uma resenha crítica acerca da correspondência entre Adorno e Benjamin. A resposta de Habermas, ainda que constitua um texto curto, é inédita até mesmo para o meio acadêmico alemão e contou com a autorização do próprio filósofo para ser publicada em TRANS/FORM/AÇÃO. A ele, ao professor Georg Lohmann, da Otto-von-Guericke-Universität, de Magdeburg/Alemanha, bem como a Smail Rapic, organizador da coletânea “Habermas und der Historische Materialismus”, da qual ambos os textos constam e que deverá ser lançada no próximo ano pela editora Alber, de Freiburg/Alemanha, pela autorização concedida a nós para que o publicássemos com antecedência em TRANS/FORM/AÇÃO, o nosso muito obrigado.

 

Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/3369/2593

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.