Entrevista: João Cruz Costa

vol. 34 (2011) Número Especial • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Revista Trans/Form/Ação

Resumo:

JOÃO CRUZ COSTA - Juntamente com Lívio Teixeira, o professor Cruz Costa foi o principal responsável pela criação do Departamento de Filoso? a da FFCL da Universidade de São Paulo. A presença entre nós de ? guras tais como Gilles-Gaston Granger, Claude Lefort, Martial Gueroult, Michel Debrun, Gerard Lebrun, Jules Vuillemin, se deveu ao trabalho pioneiro desses dois professores. Cruz Costa tornou-se catedrático em Filoso? a pela FFCL/USP no ano de 1951, deixando suas atividades docentes em 1965. Doutor honoris causa pela Universidade de Rennes (França) foi professor convidado da École de Hautes Études de Paris durante o ano de 1964. Autor de alguns ensaios: A Filoso? a no Brasil, O pensamento brasileiro, O desenvolvimento da ? loso? a no Brasil no século XX e a evolução histórica nacional, Augusto Comte e as origens do positivismo e Contribuição à história das idéias no Brasil. Embora modestamente não se de? na como um ? lósofo, mas como “um ? losofante, preocupado com a História”, nós o temos como uma das inteligências mais lúcidas e críticas da formação cultural brasileira. Pensador e cultivador das irônias, ao nos enviar carta autorizando a publicação de sua entrevista, assim nos ensinou: “(...) quando tiverem 72 anos como eu, não con? em em microfones. Entrevista, só ali, no duro, na caneta-tinteiro”.

 

ISSN: ISSN: 0101-3173

Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/1061/959

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.