Comentário: O realismo epistêmico em Imre Lakatos

v. 43 Edição especial (2020) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Marcos Rodrigues da Silva

Resumo:

Uma das críticas mais frequentes àquilo que se costuma denominar “abordagem historiográfica”, em filosofia da ciência, é a de que essa abordagem seria um obstáculo à noção de verdade em ciência. Expressando isso em termos filosóficos ligeiramente mais técnicos: a abordagem historiográfica, por empregar categorias mais amplas que a categoria “teoria” (paradigmas, programas de pesquisa, tradições de investigação), descuidaria da dimensão epistemológica presente nas ciências naturais. Paradigmas, programas de pesquisa, tradições de investigação, reivindicam seus proponentes, não são verdadeiros ou falsos – ao invés, são eficientes, progressivos, diretivos, programáticos etc.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43esp.05.p73

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/trans/a/LDykpCPF3yJ8jD6QsrGtnJp/?format=html&lang=pt

Palavras-Chave: Imre Lakatos, Realismo Epistêmico, Abordagem Historiográfica

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.