Comentário Pseudomorfose e convergência em Theodor Adorno

v. 43 Edição especial (2020) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Joaquim Braga

Resumo:

Num parágrafo do seu artigo “Max Weber e Adorno, sobre o conceito de progresso: Contrastes da racionalização técnica na música e na pintura”, dedicado à interpenetração estética entre composições musicais e composições picturais, Luis Felipe de Salles Roselino refere-se ao conceito adorniano de pseudomorfose aplicado à pintura. Por ser um conceito-chave na teoria estética do filósofo frankfurtiano e contribuir para a elucidação das principais teses que, no presente artigo, são elencadas, creio que ele deve ser contrastado com o de “convergência” (Konvergenz), tal como vem formulado no texto “Über einige Relationen zwischen Musik und Malerei” (1978), de Adorno. 

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43esp.24.p341

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/trans/a/FT84Yq9wcSxnbtcncFVyJ9s/?format=html&lang=pt

Palavras-Chave: Max Weber, Adorno, Pluralidade

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