Comentário Emmanuel Levinas, leitor de Martin Buber

v. 43 n. 4 (2020) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Ozanan Vicente Carrara

Resumo:

Emmanuel Levinas se reconhece devedor de Martin Buber, como o confessa em Entre Nós, primeiro no que diz respeito à maneira como Buber pensa a alteridade, sob a categoria do Tu, mas também em suas intuições sobre o tipo de conhecimento que se deixa ver, no encontro Eu-Tu. Sua admiração por Buber, no entanto, não o impede de se distanciar dele, no que diz respeito à reciprocidade do Eu-Tu, ao formalismo e à compreensão buberiana de ética, propondo outra compreensão mais radical da alteridade, a partir da ideia do Infinito. A alteridade buberiana se manifesta a partir da relação Eu-Tu que -reconhece Levinas - Buber descreve com originalidade, em oposição à relação Eu-isso que caracteriza a relação

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43n4.13.p225

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/trans/a/mskKPnpcVnsJP97LjjGsXsw/?format=html&lang=pt

Palavras-Chave: Buber, Psicologia, Fenomenologia

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.