HISTÓRIA DA MÍSTICA E MODERNIDADE DO SUBLIME

Trilhas Filosóficas - V. 13, N. 1 (2020) • Trilhas Filosóficas - Periódicos - UERN

Autor: Eduardo Guerreiro Brito Losso

Resumo:

As reações extremas de fascínio e rejeição pelo termo “mística” se explicam pela história de seu uso, que é apresentado desde o ponto de vista mais comum de associá-lo ao Oriente até o sentido que ele tomou na história da mística ocidental. O presente artigo oferece uma reflexão sobre os vários tipos de teologia mística e estética do sublime ao longo da história medieval e moderna.

Abstract:

The extreme reactions of fascination and rejection of the term “mysticism” can only be explained by the history of its use, which is presented from the most common point of view of associating it with the East, until the meaning it took in the history of Western mysticism. This article offers a reflection on the various types of mystical and aesthetic theology of the sublime throughout medieval and modern history.

.

ISSN: 1984-5561

DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i1.2010

Texto Completo: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RTF/article/view/2010

Palavras-Chave: História da mística, Ocidente e Oriente, Estética do sublime, Teologia negativa, Erotismo e espiritualidade.

Trilhas Filosóficas - Periódicos - UERN

Trilhas Filosóficas é uma revista do Departamento de Filosofia da UERN, Campus Avançado de Caicó (CaC), e do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFPR, Núcleo UERN. Publica semestralmente: um número como Dossiê dedicado a um filósofo ou temática especificamente filosófica e/ou que articule filosoficamente a questão da Educação e do Ensino, e, outro número, em Fluxo Contínuo, com artigos sobre qualquer temática filosófica ou na interface filosofia, educação, ensino. Extraordinariamente publicaremos um terceiro número, um Dossiê como Edição Especial. Atualmente é Qualis B4 em Filosofia.