DISTINCIÓN E INDISTINCIÓN DEL EJEMPLAR Y LA IMAGEN: Eckhart y Cusano

Trilhas Filosóficas - V. 13, N. 1 (2020) • Trilhas Filosóficas - Periódicos - UERN

Autor: Claudia D'Amico

Resumo:

Dois anos depois da publicação do De docta ignorantia aparece um texto acusatório, De ignota literatura (1442) de Iohannes Wenck. Neste texto, Wenck afirma que a proposta do Cusano comete, em muitas situações, os mesmos erros de algumas doutrinas condenadas, entre outras a de Mestre Eckhart. O artigo aborda especialmente a objeção que aparece como “quarta conclusão” que atende ao tema da identidade entre o exemplar e a imagem e as relativas consequências à possibilidade de divinização da alma. A partir disto, explica a noção de imagem em Eckhart a fim de traçar alguns vínculos de semelhança e diferença com o apresentado pelo Cusano no escrito questionado e consequentemente extrair algumas conclusões acerca da consideração do objetor.

Abstract:

Two years after of the publication of De docta ignorantia an accusatory text appears, De ignota literatura (1442) by Iohannes Wenck. In this text, Wenck states that the proposition from Cusa makes, in many cases, the same mistakes as some condemned doctrines, among others that by Meister Eckhart. The article approaches especially the objection that appears as the “fourth conclusion” that addresses the theme of identity between the subject and the image, and the consequences regarding the possibility of divinizing the soul. Based on this, it explains the notion of image in Eckhart in order to trace some connections of similarity and difference with that presented by Nicholas of Cusa the piece of writing in question and consequently to draw some conclusions about the considerations from the objector.

ISSN: 1984-5561

DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i1.2400

Texto Completo: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RTF/article/view/2400

Palavras-Chave: Nicolau de Cusa, Mestre Eckhart, Iohannes Wenck, Imagem, Divinização.

Trilhas Filosóficas - Periódicos - UERN

Trilhas Filosóficas é uma revista do Departamento de Filosofia da UERN, Campus Avançado de Caicó (CaC), e do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFPR, Núcleo UERN. Publica semestralmente: um número como Dossiê dedicado a um filósofo ou temática especificamente filosófica e/ou que articule filosoficamente a questão da Educação e do Ensino, e, outro número, em Fluxo Contínuo, com artigos sobre qualquer temática filosófica ou na interface filosofia, educação, ensino. Extraordinariamente publicaremos um terceiro número, um Dossiê como Edição Especial. Atualmente é Qualis B4 em Filosofia.