Thomas Mann, leitor de Goethe: O fardo da naturalidade em Viagem à Itália e Morte em Veneza

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 1 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Pedro Caldas

Resumo:

Este ensaio pretende compreender o papel da idéia de naturalidade na moderna cultura literária alemã. Para chegar a este objetivo, faremos a comparação entre Viagem à Itália, de Goethe, e Morte em Veneza, de Thomas Mann, de modo a ficar claro que, através da representação de Veneza (Itália), feita por Thomas Mann, podemos identificar, baseados na teoria da influência desenvolvida por Harold Bloom, uma concepção de artista que revela a interpretação de Thomas Mann a respeito dos dilemas da cultura alemã

Abstract:

This essay aims to understand the role of the idea of naturality in the german modern literary culture. In order to achieve this goal, we shall compare Goethe´s Journey to Italy and Thomas Mann´s Death in Venice, so that can be clear that through Mann´s representation of Venice (Italy), we can identify, based on Harold Bloom´s “influence theory”, a conception of artist that might reveal Mann´s own interpretation of german culture´s dilemmas.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=5

Palavras-Chave: cultura alemã, Itália,teoria da influência, T

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.