A ópera a que assistimos: um estudo de caso

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 8 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Claudio Reis Vieira

Resumo:

Esse artigo discute as relações de produção que caracterizam as montagens operísticas contemporâneas a partir do programa "Ópera no cinema", que trasmite récitas do Metropolitan Opera House, em alta definição e ao vivo, para salas de cinema em diferentes países. Duas montagens desse programa – Lucia de Lammermoor e La Sonnambula, de Donizetti – são analisadas ao lado da versão de Dimitri Tcherniakov para o Macbeth, de Verdi, realizada pela Ópera de Novossibirski em parceria com a Opéra National de Paris.

Abstract:

This paper takes the Metropolitan Opera House HD live broadcasting program as a starting point for discussing contemporary opera production. It analyzes two MET stagings – for Donizetti's Lucia de Lammermoor and La Sonnambula – along with Dimitri Tcherniakov's version of Verdi's Macbeth, a co-production of Novossibirski's Opera House and Opéra National de Paris.

Texto Completo: http://http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=57

Palavras-Chave: música erudita, ópera , Verdi , Donizetti,cla

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.