Notas sobre unidade e pluralismo na arte segundo Theodor Adorno
Viso · Cadernos de estética aplicada N° 11 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada
Autor: Sara Pozzer
Resumo:
O artigo analisa o texto de Rodrigo Duarte: "Desartificação [Entkunstung] da arte e construtos estéticos sociais", principalmente, o conceito de "desartificação" [Entkunstung], presente na estética de Adorno. Mostraremos que apesar do conceito de arte adorniano incluir formas não convencionais da arte, o pluralismo não exclui a unidade do conceito.
Abstract:
This paper analyzes the text of Rodrigo Duarte: “The “des-artification” of art and the social-aesthetic constructs", especially the concept of “des-artification” [Entkunstung] (present in Adorno's aesthetics). We will show that although the concept of art includes to Adorno unconventional art forms, pluralism does not exclude the unity of the concept.
Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=86
Palavras-Chave: estética, Adorno , unidade ,arte,aesthetics,u
Viso: Cadernos de Estética Aplicada
viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.