Estética da arquitetura, Kant e Niemeyer: aproximações em investigação

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 11 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Miguel Gally

Resumo:

Este artigo propõe uma investigação de algumas obras (de arte) arquitetonicamente, ou seja, espacialmente, levando em conta seu desenho e seu caráter público. Assim, não fundaremos tal análise, por exemplo, no diálogo que tais obras realizam com uma história dos estilos arquitetônicos. Trata-se de um exercício de pensamento partindo da estética crítica do belo tal como Kant a desenvolve e da ontologia dos significados incorporados tal como Arthur Danto a concebe. A aproximação em questão, portanto, se dará entre um arquiteto pensador – Oscar Niemeyer – e um pensador (esteta) da arte – Immanuel Kant – para os quais a liberdade é condição da vida dos homens e não apenas da estética, da arte ou da arquitetura.

Abstract:

This paper aims to investigate some works (of art) architecturally, i.e. spatially, emphasizing its design and its public dimension. In this way, we will not establish such analysis in a dialogue these works carry out with a history of architectural styles. We propose an exercising of thought from two points of view: the critical aesthetic of beauty as Immanuel Kant develops it and the ontology of the embodied meanings by Arthur Danto. The approach tries to get an architect thinker – Oscar Niemeyer – and a thinker (an aesthete) of art together: for them Freedom is a condition of human life and not only of Aesthetics, art, or architecture.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=91

Palavras-Chave: arquitetura, belo, Niemeyer , Kant , Danto,

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.