Variações sobre o tema da modernidade

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 11 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Virginia Figueiredo

Resumo:

O principal objetivo do presente trabalho é comentar o texto, também publicado neste número da Revista, « Altermodernidade Brasileira » de Luiz Camillo Osório. Tentando acompanhar, de modo assumidamente superficial, a história do conceito de Modernidade, desde sua origem na “Antigüidade platônica”, como afirmou Henrique de Lima Vaz, até a nossa contemporaneidade, com a famosa polêmica que dividiu, de um lado, os “Modernos” (Jürgen Habermas) e, de outro, os “Pós-modernos” (Jean-François Lyotard), passando pela Querela dos Antigos e Modernos, pretende-se problematizar a permanência na contemporaneidade, não só filosófica como artística, do conceito de modernidade.

Abstract:

This paper is mainly a commentary of Luiz Camillo Osorio`s paper « Altermodernidade Brasileira », also published in this magazine. It tries to trace in an inevitably sketchy way the transformations of the concept of modernity, since its origin in “Platonic Antiquity”, as asserted by Henrique de Lima Vaz, up to the “Querelle des Anciens et des Modernes” and, finally, to the remarkable polemics that opposed in our days the so-called  “Moderns” (Jürgen Habermas) to the “Post-moderns” (Jean-François Lyotard). In doing so, it intends to question the permanence in the contemporaneity of the concept of modernity not only in philosophy but also in the arts.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=100

Palavras-Chave: modernidade, crítica , universalismo ,heranç

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.