Caminhos comoventes: Concretismo, neoconcretismo e arte contemporânea no Brasil

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 13 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Otávio Leonídio

Resumo:

O artigo problematiza os nexos existentes entre modernismo, concretismo, neoconcretismo e arte contemporânea no Brasil, abordados aqui a partir da análise de uma obra específica – a performance Symbebeko, da artista Juliana Notari, ocorrida em março de 2011 no vão-livre do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/MAM. Defende-se a tese de que, em contraste com narrativas mais ou menos canônicas, a passagem do moderno ao contemporâneo é marcada, no Brasil, por compromissos e contradições inusitadas e por vezes surpreendentes.

Abstract:

The article stresses the complexity of the bonds between three paradigmatic moments in Brazil’s avant-garde art (i.e., modernism, concretism, neoconcretism), which are analyzed here from de stand point of one specific work – the performance Symbebeko, enacted in 2011 by the artist Juliana Notary at the Museum of Modern Art at Rio de Janeiro. In contrast with canonical readings, the article contends that the overcoming of the modernist ideology in Brazil is not only complex, but also highly contradictory.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=120

Palavras-Chave: concretismo, neoconcretismo , arte contempor

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.