A experiência musical: Contribuições para um estudo com Kant e Peter Sloterdijk

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 14 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Ana Monique Moura

Resumo:

Este trabalho procura explicar o conceito de musicalidade a partir das observações de Peter Sloterdijk sobre as ressonâncias da Revolução Copernicana na filosofia de Kant. Por fim, apresentamos resultados teóricos sobre as relações dialéticas entre a filosofia da música de Kant e Sloterdijk e sua contribuição para entender aspectos sobre a experiência estética com a música na pós-modernidade.

Abstract:

This paper seeks to explain the concept of musicality from observations of Peter Sloterdijk on the resonances of the Copernican Revolution in Kant's philosophy. Finally, we present theoretical studies about the dialectical relationship between the music philosophy of Kant and Sloterdijk and its contribution to understanding aspects of the aesthetic experience with music in postmodernity.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=133

Palavras-Chave: som, música, ontologia,tonalidade,sound ,musi

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.