O problema da estética em Arthur Danto e a questão da crítica em Walter Benjamin

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 16 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Rizzia Rocha

Resumo:

Diante das mudanças ocorridas na arte das últimas décadas, os critérios estéticos tradicionais perdem sua eficácia para pensar a produção artística contemporânea. Consequentemente, a recepção da obra de arte, assentada na tradição, torna-se inócua. Neste artigo apresento a necessidade de uma reconfiguração da recepção do objeto artístico a partir da crítica não normativa da obra de arte, cunhada por Walter Benjamin, em associação às reflexões sobre estética e filosofia da arte desenvolvidas por Arthur Danto. A aproximação entre esses dois autores, embora mantenha uma dimensão controversa, propõe rearticular aspectos do pensamento benjaminiano sobre a arte, corroborando sua crítica ao ideal forjado pela razão iluminista. Assim, o presente artigo expõe o problema da estética e da história partindo do olhar que o contemporâneo lança ao passado, o qual ressignifica importantes modificações que o século XVIII introduziu no conceito de arte.

Abstract:

In the face of the changes in art along the recent decades, the traditional aesthetic criteria lose their effectiveness to think the contemporary artistic production. Consequently, the art reception, based upon tradition, becomes innocuous. In this article I present the need for reconfiguration of the art reception from the  non-normative critical work of Walter Benjamin, in association with reflections on aesthetics and philosophy of art developed by Arthur Danto. The approach of these two authors, while maintaining a controversial dimension, proposes to reorganize aspects of Benjamin's thinking about art, supporting its criticism of the ideal forged by Enlightenment reason. Thus, this article presents the problem of aesthetics and history starting from the  look that contemporanity launches to the past, which reframes the major changes that the eighteenth century introduced in the concept of art.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=164

Palavras-Chave: estética,filosofia da arte , arte, recepção

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.