Adorno contra Heidegger: ontologia coercitiva da obra de arte

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 19 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Fernando Barros

Resumo:

o propósito geral do texto que se segue é analisar, a partir das interpretações de Adorno e Heidegger, o modo como concebem a ideia de arte e, em especial, o papel que a ontologia exerce em tal contexto. Ao passar em revista os pontos divergentes dessas duas visões acerca da atividade artística, torna-se possível avaliar o sentido e o alcance de seus respectivos projetos filosóficos.

Abstract:

Considering the interpretations given by Adorno and Heidegger, the present text aims at analyzing how these two authors conceived the idea of art, and specially the role of ontology within this context. By scrutinizing the different points introduced by both views on artistic activity, it becomes possible to evaluate the meaning and the range of their philosophical projects.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=195

Palavras-Chave: Adorno ,Heidegger, obra de arte , ontologia,

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.