Antiteatrodocumentário: Verdade e ficção em Conversas com meu pai, de Janaína Leite e Alexandre Dal Farra

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 21 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Artur Kon

Resumo:

O ensaio pretende investigar o modo pelo qual classificações como “teatro documentário” ou “teatros do real”, muito em voga nas recentes discussões teóricas sobre a cena contemporânea, são colocados em questão, desconstruídos e ampliados pelo espetáculo paulistano Conversas com meu pai, de 2014, parceria da atriz Janaína Leite com o dramaturgo Alexandre Dal Farra. Para tal, o autor se apoia em reflexões de Jacques Rancière, Georges Didi-Huberman e Hans-Thies Lehmann sobre os encontros e separações entre arte e realidade.

Abstract:

This paper is designed to show Benjamin's critique of the movement of art through art, originating in the nineteenth century as a form of opposition and protest to the technicization of art implemented by photography and cinema. For this, the article analyzes texts such as The work of art in times of its technical reproducibility and The author as producer, in which Benjamin argues that art, seeking to combat the aestheticization of culture carried out by fascism, must incorporate the techniques of reproduction and do not avoid them. In doing so, art keeps the boundary between art and illusion clear, as in Brecht's epic theater, supreme model of all art in the twentieth century.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=227

Palavras-Chave: teatro contemporâneo , teatro documentário ,t

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.