Performance e presentificação: sobre a forma artística/estética no instante

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 22 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Mariana Lage

Resumo:

O artigo propõe pensar e problematizar características e implicações de uma estética do performativo a partir dos trabalhos de Erika Fischer-Lichte e Paul Zumthor, se debruçando, em especial, sobre a duração situacional da performance como poética artística e a evanescência de sua forma artística-estética, a qual se apresenta como contexto-dependente e contingente ao encontro com o público presente. Também levanta questões sobre a percepção da performance e sua presentificação, para, por fim, tecer comentários sobre crítica de arte de performances artísticas.This article intends to think and to problematize some characteristics and implications of a performative aesthetics, having Erika Fischer-Lichte’s and Paul Zumthor’s works as its background, and focusing in particular on the situational duration of performance as artistic poetics and the evanescence of its artistic-aesthetics form, which presents itself as context-dependent and contingent on the encounter with the present public. It also raises questions about the perception of performance and its presentification, to, afterwards, make comments about performances’ art criticism.

Abstract:

This article intends to think and to problematize some characteristics and implications of a performative aesthetics, having Erika Fischer-Lichte’s and Paul Zumthor’s works as its background, and focusing in particular on the situational duration of performance as artistic poetics and the evanescence of its artistic-aesthetics form, which presents itself as context-dependent and contingent on the encounter with the present public. It also raises questions about the perception of performance and its presentification, to, afterwards, make comments about performances’ art criticism.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=243

Palavras-Chave: performance, arte contemporânea, forma , crít

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.