A memória do que não passou: Leila Danziger e a elaboração da memória da ditadura brasileira na artes visuais

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 23 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Pedro Hussak

Resumo:

Este artigo consiste em uma análise do trabalho Perigosos, subversivos, sediciosos [Cadernos do povo brasileiro] da artista plástica Leila Danziger, que integrava a exposição Hiatus: a memória da violência ditatorial na America Latina, sob a curadoria de Márcio Seligman-Silva. A exposição, montada no Memorial da Resistência de outubro de 2017 a março de 2018, foi o resultado de uma proposta a oito artistas a que trabalhassem sobre o relatório final da comissão da verdade. Este artigo pretende comparar estratégias sobre como elaborar a memória de Auschwitz, temática que ocupou os debates estéticos europeus sobretudo nos anos 1990, com a estratégia utilizada por Leila Danziger. Pretendo mostrar que a estratégia artística corresponde aos problemas concretos ligados à dificuldade do Brasil em prestar contas com seu passado ditatorial.

Abstract:

This article consists of an analysis of the work Perigosos, subversivos, sediciosos [Cadernos do povo brasileiro] of the visual artist Leila Danziger, who integrated the exhibition Hiatus: a memória da violência ditatorial na America Latina, under the curatorship of Márcio Seligman-Silva. The exhibition, assembled at the Memorial da Resistência from October 2017 to March 2018, was the result of a proposal to eight artists to work on the final report of the ”Comissão da Verdade”. This article intends to compare strategies on how to elaborate the memory of Auschwitz, a theme that occupied the European aesthetic debates above all in the years 1990, with the strategy used by Leila Danziger. I intend to show that the artistic strategy corresponds to the concrete problems related to Brazil's difficulty in accounting with its dictatorial past

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=250

Palavras-Chave: Leila Danziger , Hiatus , estética brasileira

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.