COMENTÁRIOS SOBRE A CONCEPÇÃO OBJETIVA DO INTELECTO EM SCHOPENHAUER A PARTIR DA LEITURA DOS COMPLEMENTOS AO MUNDO COMO VONTADE E REPRESENTAÇÃO

V. 4, N. 1 (2013) • Voluntas: Revista Internacional de Filosofia

Autor: André Luiz Simões Pedreira

Resumo:

Nosso artigo pretendeu comentar as teses da concepção de intelecto em Schopenhauer a partir da leitura dos Complementos a O mundo como vontade e representação. Esta concepção, portanto, toma o intelecto como um elemento fenomênico e fisiológico, opondo-se, portanto, à concepção contida no primeiro livro de O mundo como vontade e representação, que toma o intelecto como transcendental. Porém, não se constituiu como objetivo deste artigo analisar os aspectos peculiares desse duplo ponto de vista acerca do intelecto, que não são contraditórios, mas complementares, pois independentemente do ponto de vista que seja pensado, o intelecto não ultrapassa sua natureza física, isto é, fenomênica, estando, por conseguinte, submetido às condições temporais.

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/33991

Palavras-Chave: Intelecto, Fisiológico

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia

A Voluntas: Revista Internacional de Filosofia (Qualis/CAPES B1) é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria e da Seção Brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft. Tem como objetivo central publicar trabalhos em formato de artigos originais, resenhas, traduções e entrevistas da área de Filosofia, em vista de promover interlocuções entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Até o ano de 2018 o periódico possui periodicidade semestral e publica números exclusivamente voltados para a filosofia schopenhaueriana. A partir de 2019, com periodicidade quadrimestral (três números por ano), cada número passará a ser dividido em duas partes: (i) uma Seção intitulada Estudos Schopenhauerianos, que funciona em fluxo contínuo e que dá continuidade ao perfil original do periódico; (ii) um Dossiê sobre variados temas, que compreendem a área da Filosofia, intercalados de acordo com as três linhas de pesquisa do PPGF da UFSM, quais sejam, (1) Ética normativa, metaética e ética aplicada, (2) Linguagem, realidade e conhecimento, e (3) Fenomenologia e compreensão. Além disso, a revista publicará, eventualmente, números especiais.