NO LIMITE DA CIÊNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A MORFOLOGIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA TEORIA DA CIÊNCIA DE SCHOPENHAUER

V. 4, N. 2 (2013) • Voluntas: Revista Internacional de Filosofia

Autor: Gabriel Valladão Silva

Resumo:

Em sua obra magna, Arthur Schopenhauer apresenta-nos uma teoria da ciência coerente e sistemática. No entanto, entre as ciências da natureza, há uma disciplina que, aparentemente, não recebe grande atenção da parte do filósofo: a morfologia. O presente trabalho propõe-se situar com maior precisão a posição da morfologia na teoria da ciência de Schopenhauer, apontando as possíveis dificuldades com que o autor ter-se-ia deparado ao tentar enquadrá-las de maneira consistente nesta última. Para tal, exporemos, primeiramente, a teoria da ciência schopenhaueriana em seus traços mais gerais; em seguida, tentaremos ganhar uma perspectiva sobre os muitos problemas que envolviam a morfologia à época e sobre a maneira pela qual Schopenhauer se insere nessa discussão. Assim, veremos que Schopenhauer não é absolutamente alheio a esse debate, mas que, pelo contrário, é possível encontrar reflexos do mesmo em diversos momentos de seu pensamento, que ultrapassam o escopo da mera teoria da ciência.

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/33960

Palavras-Chave: Morfologia,Filosofia da ciência,Teoria das Id

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia

A Voluntas: Revista Internacional de Filosofia (Qualis/CAPES B1) é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria e da Seção Brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft. Tem como objetivo central publicar trabalhos em formato de artigos originais, resenhas, traduções e entrevistas da área de Filosofia, em vista de promover interlocuções entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Até o ano de 2018 o periódico possui periodicidade semestral e publica números exclusivamente voltados para a filosofia schopenhaueriana. A partir de 2019, com periodicidade quadrimestral (três números por ano), cada número passará a ser dividido em duas partes: (i) uma Seção intitulada Estudos Schopenhauerianos, que funciona em fluxo contínuo e que dá continuidade ao perfil original do periódico; (ii) um Dossiê sobre variados temas, que compreendem a área da Filosofia, intercalados de acordo com as três linhas de pesquisa do PPGF da UFSM, quais sejam, (1) Ética normativa, metaética e ética aplicada, (2) Linguagem, realidade e conhecimento, e (3) Fenomenologia e compreensão. Além disso, a revista publicará, eventualmente, números especiais.